Skip to main content
universidade lusófona
Outputs

[Capítulo I.3.] Necessidades Contextuais Percecionadas para o Emprego Inclusivo de Pessoas com Deficiência Intelectual

Título do Capítulo: Necessidades Contextuais Percecionadas para o Emprego Inclusivo de Pessoas com Deficiência Intelectual

Autor(es)

Carla Sousa - Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
Júlia Pereira - Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
Cátia Casimiro - Universidade Lusófona, CICANT; HEI-Lab, Portugal
Paulina Tsvetkova - Institute of Robotics, Bulgarian Academy of Sciences, Bulgária

https://doi.org/10.24140/nobarriers.v3.p01.03

Resumo

Este estudo internacional investigou a empregabilidade das Pessoas com Deficiência Intelectual (PcDI) na perspetiva dos profissionais em Itália, Portugal, Suécia e Turquia. Inquirindo 43 profissionais através de um questionário em linha, a investigação examinou as necessidades educativas, a importância de adaptações razoáveis e os quadros de avaliação em contextos de emprego para PcDI. As principais conclusões destacam o papel fundamental das competências sociais e da comunicação interpessoal, com variações de enfoque entre os países – a Turquia dá ênfase às competências sociais, a Suécia dá prioridade às capacidades de resolução de problemas e a Itália valoriza as competências de adaptação e de autocuidado. Os resultados reforçam a necessidade de estratégias educativas personalizadas e planos de aprendizagem individualizados, especialmente em Portugal, Itália e Suécia. São também assinalados os desafios em matéria de adaptações no local de trabalho devido à limitada sensibilização dos empregadores, com um apelo a uma maior utilização de tecnologias de apoio para promover ambientes laborais e de aprendizagem inclusivos. O estudo sublinha a necessidade de formação e educação adaptadas para melhorar a empregabilidade das PcDI.

Palavras-Chave: Empregabilidade; Deficiência Intelectual; Práticas Inclusivas; Tecnologias de Apoio; Adaptações Razoáveis.

Download

Relevância do Capítulo para Pessoas com Deficiência Intelectual (PcDI): A importância deste capítulo para as PcDI reside na sua análise exaustiva dos obstáculos e oportunidades que influenciam a sua possibilidade de encontrar emprego e participar na força de trabalho. Este capítulo destaca a importância crucial dos métodos de formação flexíveis e inclusivos, das adaptações razoáveis e da utilização de tecnologias de apoio. Consequentemente, fornece uma visão da abordagem abrangente necessária para empoderar as PcDI.

Citar como: Sousa, C., Pereira, J., Casimiro, C., & Tsvetkova, P. (2024). Necessidades Contextuais Percecionadas para o Emprego Inclusivo de Pessoas com Deficiência Intelectual. In C. Sousa, J. Pereira, & C. Casimiro (Eds.), No Barriers: Estratégias e Boas Práticas para a Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Intelectual (pp. 39-58). Edições Universitárias Lusófonas. https://doi.org/10.24140/nobarriers.v3.p01.03