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[Capítulo I.3.] Necessidades Contextuais Percecionadas para o Emprego Inclusivo de Pessoas com Deficiência Intelectual
Título do Capítulo: Necessidades Contextuais Percecionadas para o Emprego Inclusivo de Pessoas com Deficiência Intelectual
Autor(es)
Carla Sousa - Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
Júlia Pereira - Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
Cátia Casimiro - Universidade Lusófona, CICANT; HEI-Lab, Portugal
Paulina Tsvetkova - Institute of Robotics, Bulgarian Academy of Sciences, Bulgária
https://doi.org/10.24140/nobarriers.v3.p01.03
Resumo
Este estudo internacional investigou a empregabilidade das Pessoas com Deficiência Intelectual (PcDI) na perspetiva dos profissionais em Itália, Portugal, Suécia e Turquia. Inquirindo 43 profissionais através de um questionário em linha, a investigação examinou as necessidades educativas, a importância de adaptações razoáveis e os quadros de avaliação em contextos de emprego para PcDI. As principais conclusões destacam o papel fundamental das competências sociais e da comunicação interpessoal, com variações de enfoque entre os países – a Turquia dá ênfase às competências sociais, a Suécia dá prioridade às capacidades de resolução de problemas e a Itália valoriza as competências de adaptação e de autocuidado. Os resultados reforçam a necessidade de estratégias educativas personalizadas e planos de aprendizagem individualizados, especialmente em Portugal, Itália e Suécia. São também assinalados os desafios em matéria de adaptações no local de trabalho devido à limitada sensibilização dos empregadores, com um apelo a uma maior utilização de tecnologias de apoio para promover ambientes laborais e de aprendizagem inclusivos. O estudo sublinha a necessidade de formação e educação adaptadas para melhorar a empregabilidade das PcDI.
Palavras-Chave: Empregabilidade; Deficiência Intelectual; Práticas Inclusivas; Tecnologias de Apoio; Adaptações Razoáveis.