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[Capítulo II.2.] Comunicação Inclusiva e Acessível no Local de Trabalho
Título do Capítulo: Comunicação Inclusiva e Acessível no Local de Trabalho
Autor(es)
Stefano Cobello - Polo Europeo della Conoscenza, Itália
Elena Milli - Polo Europeo della Conoscenza, Itália
https://doi.org/10.24140/nobarriers.v3.p02.02
Resumo
Este capítulo fornece uma visão geral dos princípios e estratégias fundamentais para alcançar uma comunicação acessível e inclusiva em ambientes profissionais. Consequentemente, salienta a importância da simplicidade, clareza e respeito para garantir que a troca de informações é acessível a todos os indivíduos, incluindo os que têm deficiência. Os principais temas abordados são o ajustamento dos estilos de comunicação para responder a diferentes necessidades, a utilização de vários métodos de comunicação e a importância do feedback e da adaptação para melhorar a compreensão. Consequentemente , o capítulo promove uma atitude proativa em relação à inclusão, com o objetivo de estabelecer um ambiente de trabalho em que cada pessoa é valorizada e capaz de dar contributos significativos.
Palavras-Chave: Comunicação Acessível; Práticas Inclusivas; Comunicação Multimodal; Diversidade Laboral; Adaptação e Feedback.
Citar como: Cobello, S., & Milli, E. (2024). Comunicação Inclusiva e Acessível no Local de Trabalho. In C. Sousa, J. Pereira, & C. Casimiro (Eds.), No Barriers: Estratégias e Boas Práticas para a Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Intelectual (pp. 81-92). Edições Universitárias Lusófonas. https://doi.org/10.24140/nobarriers.v3.p02.02