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[Capítulo II.1.] Empoderamento através da Linguagem, Modelos Inclusivos e Ativismo: Promovendo a Inclusão para Pessoas com Deficiência
Título do Capítulo: Empoderamento através da Linguagem, Modelos Inclusivos e Ativismo: Promovendo a Inclusão para Pessoas com Deficiência
Autor(es)
Cátia Casimiro - Universidade Lusófona, CICANT; HEI-Lab, Portugal
João Léste - PUC-Rio, LINC-Design, Brasil
Carla Sousa - Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
https://doi.org/10.24140/nobarriers.v3.p02.01
Resumo
Este capítulo explora o papel fundamental da linguagem na inclusão e empoderamento das Pessoas com Deficiência Intelectual (PcDI). Analisa de forma crítica a evolução histórica da linguagem, destacando a mudança de termos capacitistas para expressões mais inclusivas, e a importância de adotar uma linguagem simples para melhorar a acessibilidade informacional para as PcDI. Além disso, discute os desafios decorrentes das tentativas de integrar uma linguagem neutra em termos de género nos textos, o que pode, inadvertidamente, aumentar a sua complexidade. Através de exemplos, destaca o potencial transformador dos modelos de emprego inclusivos no enriquecimento da cultura empresarial e na criação de valor para as empresas, ao mesmo tempo que explora a interseccionalidade das mudanças linguísticas, incluindo os impactos da neutralidade de género na carga cognitiva e na acessibilidade, propondo uma abordagem matizada da linguagem que respeite a diversidade e, ao mesmo tempo, promova a inclusão. Em última análise, esta abordagem holística tem como objetivo promover uma sociedade mais inclusiva através de práticas linguísticas e de emprego estratégicas.
Palavras-Chave: Linguagem Inclusiva; Deficiência Intelectual; Acessibilidade; Modelos de Empregabilidade.
Citar como: Casimiro, C., Léste, J., & Sousa, C. (2024). Empoderamento através da Linguagem, Modelos Inclusivos e Ativismo: Promovendo a Inclusão para Pessoas com Deficiência. In C. Sousa, J. Pereira, & C. Casimiro (Eds.), No Barriers: Estratégias e Boas Práticas para a Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Intelectual (pp. 63-78). Edições Universitárias Lusófonas. https://doi.org/10.24140/nobarriers.v3.p02.01