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[Capítulo II.1.] Empoderamento através da Linguagem, Modelos Inclusivos e Ativismo: Promovendo a Inclusão para Pessoas com Deficiência

Título do Capítulo: Empoderamento através da Linguagem, Modelos Inclusivos e Ativismo: Promovendo a Inclusão para Pessoas com Deficiência

Autor(es)

Cátia Casimiro - Universidade Lusófona, CICANT; HEI-Lab, Portugal
João Léste - PUC-Rio, LINC-Design, Brasil
Carla Sousa - Universidade Lusófona, CICANT, Portugal

https://doi.org/10.24140/nobarriers.v3.p02.01  

Resumo

Este capítulo explora o papel fundamental da linguagem na inclusão e empoderamento das Pessoas com Deficiência Intelectual (PcDI). Analisa de forma crítica a evolução histórica da linguagem, destacando a mudança de termos capacitistas para expressões mais inclusivas, e a importância de adotar uma linguagem simples para melhorar a acessibilidade informacional para as PcDI. Além disso, discute os desafios decorrentes das tentativas de integrar uma linguagem neutra em termos de género nos textos, o que pode, inadvertidamente, aumentar a sua complexidade. Através de exemplos, destaca o potencial transformador dos modelos de emprego inclusivos no enriquecimento da cultura empresarial e na criação de valor para as empresas, ao mesmo tempo que explora a interseccionalidade das mudanças linguísticas, incluindo os impactos da neutralidade de género na carga cognitiva e na acessibilidade, propondo uma abordagem matizada da linguagem que respeite a diversidade e, ao mesmo tempo, promova a inclusão. Em última análise, esta abordagem holística tem como objetivo promover uma sociedade mais inclusiva através de práticas linguísticas e de emprego estratégicas.
Palavras-Chave: Linguagem Inclusiva; Deficiência Intelectual; Acessibilidade; Modelos de Empregabilidade.


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Relevância do Capítulo para Pessoas com Deficiência Intelectual (PcDI): Este capítulo centra-se na forma como a linguagem pode promover a inclusão das Pessoas com Deficiência Intelectual (PcDI). Discute as raízes históricas dos termos capacitistas e a forma como a linguagem pode, pelo contrário, atuar como um caminho para a inclusão. Além disso, demonstra dois aspetos desta abordagem: em primeiro lugar, a utilização de linguagem inclusiva para falar sobre as PcDI; em segundo lugar, a utilização de linguagem simples e adaptações de textos para promover a acessibilidade informacional para PcDI. Alguns obstáculos são também destacados no capítulo, tais como alguns conflitos entre a utilização de uma linguagem neutra em termos de género e a maior complexidade dos textos e das frases. Por fim, mostramos exemplos de como um modelo empresarial inclusivo através do emprego pode ajudar a acrescentar valor à empresa.


Citar como: Casimiro, C., Léste, J., & Sousa, C. (2024). Empoderamento através da Linguagem, Modelos Inclusivos e Ativismo: Promovendo a Inclusão para Pessoas com Deficiência. In C. Sousa, J. Pereira, & C. Casimiro (Eds.), No Barriers: Estratégias e Boas Práticas para a Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Intelectual (pp. 63-78). Edições Universitárias Lusófonas. https://doi.org/10.24140/nobarriers.v3.p02.01